Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cor da Escrita

Páginas onde a ilustração e o desenho mancham de cor as letras nascidas em prosa ou em verso!

A Cor da Escrita

Páginas onde a ilustração e o desenho mancham de cor as letras nascidas em prosa ou em verso!

Bons livros

Autores Portugueses

30.03.20, Olga Cardoso Pinto

camilo_a bruxa de monte cordova.jpg

Nestes tempos em que estamos mais por casa, nada como pormos a leitura em dia. Há bons livros atuais para deixarmos a nossa mente divagar um pouco, aprender e distrairmo-nos por umas horas. Do meu ponto de vista, precisamos de leituras boas, educativas e bonitas, esqueçamos leituras pesadas que nos remetam para a atual situação de pandemia, para tal temos muita informação a correr nos meios de comunicação. A nossa mente necessita de repouso e estas leituras permitem isso mesmo, um distanciamento para a ajudarmos a encontrar equilíbrio e sanidade, é assim com a música, a pintura e os trabalhos manuais para alguns.

Recomendo este livro de Camilo Castelo Branco, um dos meus autores favoritos: A Bruxa de Monte Córdova.

Este romance conta-nos a história de Angélica, uma rapariga considerada “a mais formosa da sua aldeia” a quem todos cortejam, que se apaixona e se vê envolvida numa relação proibida. Após a morte do seu amante, enfrenta solitariamente o estigma da exclusão social e da intriga. É uma história de amor trágico vivida em tempos conturbados. Não faltam ao enredo o fanatismo religioso, intrigas e o espicaçar do histerismo originando desta forma perturbação social.

Esta novela camiliana foi publicada em 1867 e decorre na guerra civil entre 1831 e 1834 entre liberais e constitucionalistas, absolutistas e tradicionalistas. Para quem gosta de uma bom enredo que se desenrola em tempos históricos e reais, é sem dúvida uma boa leitura.

Adquiri este livro há uns anos aquando da visita à casa-museu de Camilo em S. Miguel de Seide em Vila Nova de Famalicão, recomendo a sua visita quando finalmente pudermos sair de casa e recuperarmos os nossos passeios e evasões. Fica aqui a sugestão.

Encontram aqui a obra, no site da Wook . Boa leitura!

Fiquem bem 

8 comentários

Comentar post