Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cor da Escrita

Páginas onde a ilustração e o desenho mancham de cor as letras nascidas em prosa ou em verso!

Páginas onde a ilustração e o desenho mancham de cor as letras nascidas em prosa ou em verso!

Desafio Arte e Inspiração

#semana3

29.09.21, Olga Cardoso Pinto

The_Scream.jpg

Cá vamos para a 3ª semana do Desafio Arte e Inspiração, com o #GrupoDosLápisDeCor.

Não aprecio esta obra de Munch, no entanto sei como a pintura pode ser libertadora para quem a cria e estranha para quem a vê.

 

 

A Arte como forma de exteriorizar o que vai na mente, pode revelar-se de várias formas. Se realmente soubéssemos e lhe déssemos tanta importância seria uma excelente terapia, evasão e até cura.

Munch foi um desses artistas que extravasou para as suas obras todo o sentimento que pautava a sua vida. A sua obra mais conhecida é o Grito.

O Grito de Edvard Munch é composto por quatro versões. Ao certo não sabemos o que o pintor de facto queria revelar com esta pintura. A obra retrata um grito mudo, angustiado de uma figura humana distorcida e só, ao entardecer, num local onde muitos passeavam e contemplavam a paisagem? Ou antes quer demonstrar o efeito de um pôr-do-sol tão intenso e o que provocou em Munch? Podem ler este artigo interessante sobre o tema, no Observador.

Porém, Munch confessou que sem a pintura não teria resistido aos seus problemas do foro psiquiátrico, estes talvez provocados pelas tragédias que viveu desde a infância.

O pintor norueguês também pintou obras sobre o quotidiano e de grande beleza suave, porventura numa fase mais serena da sua vida, como é exemplo View over the Rover at St. Cloud.

Edvard_Munch_-_The_Seine_at_Saint-Cloud.jpg

"Queremos mais do que uma mera fotografia da natureza. Não queremos pintar quadros bonitos que sejam pendurados nas paredes dos salões. Queremos criar, ou pelo menos estabelecer as bases de uma arte que dê algo à Humanidade. Um arte que prenda e envolva. Uma arte criada do coração mais íntimo de alguém. "

Edvard Munch

Neste desafio participam: Fátima Bento a mentora do desafio, Ana de Deus, Ana Mestre, bii yue, Bruno Everdosa, Célia, Charneca Em Flor, Cristina Aveiro, imsilva, João-Afonso Machado, José da Xã, Jorge Orvélio, Luísa de Sousa, Maria, Maria Araújo, MiaPeixe Frito, Sam ao Luar, SetePartidas

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.