Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cor da Escrita

Páginas onde a ilustração e o desenho mancham de cor as letras nascidas em prosa ou em verso!

Páginas onde a ilustração e o desenho mancham de cor as letras nascidas em prosa ou em verso!

Desafio Arte e Inspiração

Semana 8

05.11.21, Olga Cardoso Pinto

almada negreiros.jfif

Ilustração de moda, por Almada Negreiros

 

 

A moda é uma chatice! Deixamo-la impor-se, mandar em nós, tornamo-la um bem consumível e consumista, distingue-nos, submete-nos, escraviza! Sim, escraviza quem é louco por ela, nos rios de dinheiro gastos "vou ali ao baratinho assim posso ter mais roupa, calçado, acessórios"...e de duvidoso gosto e produção. Já pensaram (se assim se pode dizer daqueles e daquelas que se perdem na moda) quem produz horas a fio essas roupas giras, baratinhas, que se compram nessas marcas tão badaladas? Pois é, isso se chama exploração. Exploração para que se possa trajar um trapo fabricado num país onde os direitos humanos, e das mulheres, são NADA! Mulheres que são fechadas nas fábricas com filhos pequenos, e até de colo, aos pés, para produzirem essas roupinhas, coloridas, da moda, que nos apaixona nas montras e prateleiras de lojas iluminadas, de música a bombar e outras criaturas ávidas de roupas do último grito da moda.

A moda também dá estatuto. Sim, exibir a marca cara, para que outros possam ver como a pudemos comprar! E não é só vestuário, é calçado, relógios, joias...embrutece-nos o espírito na avidez do mostrar, de exteriorizar as nossas riquezas.

Já trabalhei em moda. Criei e confecionei para outros vestirem. Mas nunca explorei nem ridicularizei quem trabalhava. Criava para tornar cada mulher que me procurava mais feliz, sem futilidades. Aquelas mulheres que se sentiam inferiores, ouvi-as e aconselhava-as, animava-as no sentido de aceitarem o seu corpo e compreenderem que é possível vestirem-se de acordo com os seus gostos sem se compararem com as modelos das revistas, nem se acharem gordas, magras, malfeitas, e que a vida feliz não era para elas. A vaidade faz parte da condição humana, a falta dela revela uma vida infeliz e um défice de autovalorização.

A moda levou-me a conhecer mulheres violadas, atormentadas pelos companheiros, mães sozinhas e desamparadas, mulheres atadas a vidas que não desejavam, mulheres fúteis e supostamente felizes que usavam a roupa como um embrulho, uma capa para a sua vida triste. Trabalhei com psicólogos, na autovalorização através da moda, em grupos onde havia mulheres que não se olhavam ao espelho por não gostarem de si, mulheres que nem banho tomavam porque tocar no corpo era sinónimo de repulsa pela violência sofrida.

Sim, a moda é uma chatice! É um conceito que revela tanto: pode trazer felicidade ou tristeza. Pode ser um meio para chegar a um fim, uma arte ou um estado de alma.

 

 

 Texto redigido para o desafio Arte e Inspiração, também participam: Fátima Bento a mentora do desafio, Ana de Deus, Ana Mestrebii yueBruno EverdosaCéliaCharneca Em FlorimsilvaJoão-Afonso MachadoJosé da XãLuísa de SousaMariaMaria AraújoPeixe FritoSam ao Luar.

 

30 comentários

Comentar post

Pág. 1/2