Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cor da Escrita

Páginas onde a ilustração e o desenho mancham de cor as letras nascidas em prosa ou em verso!

Páginas onde a ilustração e o desenho mancham de cor as letras nascidas em prosa ou em verso!

Dia da Floresta Autóctone

23.11.21, Olga Cardoso Pinto

IMG_3619 (2).jpg

As nossas florestas são compostas por espécies muito características do nosso país, devido ao clima e localização geográfica, mas estão em risco por variados fatores como a desflorestação para cultivo, proliferação de plantas invasoras, incêndios e más escolhas de árvores não autóctones para plantio.

As florestas portuguesas precisam de nós, de norte a sul e ilhas. Sem a nossa ajuda constante, ela não se refaz tão rapidamente face aos atentados a que tem sido acometida ano após ano. Compete-nos a todos protegê-la, agir, envolver-se. Participe em ações de plantio, nem que plante só uma árvore ou ajude na limpeza das matas. Atualmente há várias associações, informe-se na sua região, nunca foi tão fácil como agora encontrar atividades deste género para participar e envolver-se na comunidade. 

Todos gostamos de usufruir das belas zonas arborizadas, seja num parque ou jardim, no entanto, a floresta também pode ser desfrutada. Não há como caminhar na floresta para retemperar forças e "limpar" a cabeça. Aqui não existem só árvores, deste ecossistema dependem outros, uma imensa biodiversidade que em harmonia e interligados ajudam-nos a nós humanos: aves e esquilos que se alimentam de bagas e frutos, ajudam assim na proliferação das espécies. Insetos polinizadores e não só, serão alimento para outros animais como sapos e pássaros, as abelhas tão importantes para a estabilidade ambiental, as próprias plantas e árvores protegem os solos e água da chuva que escorre para os lençóis freáticos. Referindo também as surpresas que a floresta nos oferece como nascentes e percursos de água -  ribeiros ou rios que fazem as nossas delícias de frescura e fotográficas. Tudo isto numa complexidade de vidas que nos escapa aos nossos olhos e, no entanto, elas estão lá e dependem tanto das nossas atitudes para com a Natureza. Nós também somos parte integrante e ativa da Natureza, somos animais e inteligentes, então por que tratamos tão mal ou com indiferença o mundo natural? Dele dependemos para vivermos uma vida saudável e equilibrada, não devemos ver a Natureza como algo que nos serve conforme as nossas conveniências e interesses, tirar dela recursos, fazer negócios e fortunas pouco nos importando como será amanhã, o futuro para todos nós - Homem e Natureza.

Uma frase tão usada, banalizada, mas que congrega tudo o que a Floresta deverá ser: o pulmão da Humanidade e acrescento, o cérebro, o coração e todo um Ser que nos acolhe e dá tanto, somente esperando o nosso respeito, cuidado e carinho como retribuição.

 

 

2 comentários

  • Obrigada Francisco, as nossas florestas têm tanto para nos oferecer.
    Tudo de bom.
    Bjs
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.