Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Cor da Escrita

Páginas onde a ilustração e o desenho mancham de cor as letras nascidas em prosa ou em verso!

Páginas onde a ilustração e o desenho mancham de cor as letras nascidas em prosa ou em verso!

Leituras - Lendas do Porto

10.01.19, Olga Cardoso Pinto

Este quinto volume, lançado a 8 de dezembro, encerra a coletânea de Joel Cleto sobre as estórias e lendas que envolvem a região do Grande Porto. 

Para quem como eu adora história, principalmente os meandros escondidos dos compêndios e dos acontecimentos conhecidos, esta coleção é uma revelação ou um avivar de memórias sobre as lendas que surgiram para enriquecer um facto real ou versões populares para justificar algo desconhecido. 

Joel Cleto escreve numa forma muito visual estes contos lendários que trazem tanta riqueza aos nossos lugares, refiro como exemplos a curiosa figura do quarto Rei Mago no presépio da Igreja das Taipas, a Igreja do Pai Natal, a maldição da mula gravada na arca tumular do Infante Afonso Sanches e como não podia deixar de referir, a morte do Lidador, entre muitas outras que deixarei ao leitor descobrir, pois convido-o a selecionar a coleção para futuras leituras.

Além dos textos que nos trazem uma agradável narrativa cheia de curiosidades, também a fotografia ilustra estas lendas, pela mão e arte de Sérgio Jacques .

Espero que não seja um adeus, mas sim um até já (como refere Joel Cleto na introdução deste quinto volume) das lendas ou outras narrativas históricas que nos queira brindar neste novo ano!

imagem3.jpg