Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cor da Escrita

Páginas onde a ilustração e o desenho mancham de cor as letras nascidas em prosa ou em verso!

Páginas onde a ilustração e o desenho mancham de cor as letras nascidas em prosa ou em verso!

O Ministério das Criaturas Fantásticas

Apresentação

03.11.22, Olga Cardoso Pinto

criaturas blog_Samuel2.jpg

 

O Ministério das Criaturas Fantásticas


O mundo da fantasia está em risco de extinção. As crianças já não leem livros e os avós e os pais não lhes contam histórias que desafiem a sua imaginação. Os monstros e as criaturas que habitam neste mundo especial estão a desaparecer e é esta enorme preocupação pela sua sobrevivência que os leva a reunir no Ministério das Criaturas Fantásticas para encontrarem rápidas soluções, sob a chefia da Rainha das Fadas.
Após caricatos percalços, lá surge uma fadinha, a heroína desta história, com a sua fresca atitude para resolver tão trágico problema. Esta voluntariosa fada de nome Mariana, ainda estudante, será o elo da bonita ligação que se irá formar entre o mundo da fantasia e o mundo da imaginação das crianças.
Mariana irá inspirar, com as suas visitas e sussurros, um menino muito especial, o Samuel, e juntos tecerão o destino do Mundo das Criaturas Fantásticas, mantendo-o vivo e forte também na imaginação infantil.

 

“A magia de escrever um livro para crianças está na felicidade de as ver ler atentamente e a contemplar, com sorrisos nos lábios, a obra que nasceu do meu carinho pela infância e pela fantasia. Desejo que, esta estória, seja um pequeno esboço da centelha que iluminará o espírito de cada criança que lerá livros de fantasia.”

 

Booktrailer

 

Conheça algumas das personagens

criaturas blog_Ludomiro3.png

Olharapo Ludomiro

O Olharapo Ludomiro é um ser mítico do folclore português. É gigante e tem um só olho no meio da testa. Ludomiro é o conselheiro da Rainha das Fadas, o seu bom-senso e opinião é considerada por todos. Ele é muito respeitado por todas as Criaturas do Ministério, mas também tem um segredo, iremos conhecê-lo um dia?

criaturas blog_Coca3.png

Coca

É uma criatura muita antiga, nem sabemos qual é a sua idade. É uma espécie de dragão, grande e volumoso. A nossa Coca não é terrível, é uma criatura muito dócil e trapalhona. Ela adora crianças humanas, o seu maior sonho era poder abraçar uma sem a assustar. É um pouco gulosa, adora tomatinhos cherry e perde a cabeça quando vê um!
Quem não é capaz de simpatizar com ela?

criaturas blog_Mariana3.png

Fada Mariana

A fadinha Mariana, bondosa e dedicada, é quem salva o Mundo das Criaturas Fantásticas. Ela pertence à espécie das Fadas Sussurrantes, o seu número é pequeno pois são criaturas muito especiais. São elas quem sussurram coisas bonitas ao ouvido das crianças enquanto dormem, inspirando sonhos belos e agradáveis.
As fadas não podem aparecer aos humanos, pois correm o risco de morrerem.

criaturas blog_Samuel4.png

Samuel

O Samuel é um menino muito especial que adora ler. Inspirado pela Fada Mariana, vai cativar as crianças, que veem os seus vídeos, a lerem e a se interessarem pelo Mundo das Criaturas Fantásticas, salvando-o desta forma da extinção.

criaturas blog_Gloriana3.png

Fada Gloriana

A fada Gloriana é a rainha das fadas. É ela quem dirige o Ministério e administra o mundo mágico, tem a ajuda do olharapo Ludomiro para esta grande tarefa de muita responsabilidade. Gloriana é um pouco austera, porém, o seu bom coração ajuda-a a tomar muitas decisões difíceis, como foi a escolha da fadinha Mariana para salvar o mundo da magia.

criaturas blog_Tardos3.png

Tardos

Estes são os Tardos. São traquinas, barulhentos, comilões, alguns são mal-humorados, o que mais gostam é de pregar partidas às crianças!
Inspirei-me no nosso folclore e lendas portuguesas, rico em personagens míticas como estes Tardos ou Fradinhos da mão-furada, para lhes dar vida e cor.
Os nossos Tardos, estes que aqui vos apresento, causam tanto reboliço no Ministério que um dia ainda vão ficar de castigo!

criaturas blog_Mercador3.png

Mercador de Areia

O Mercador de Areia é um feiticeiro que transporta um saco com areia mágica - o pó do sono - que atira para os olhos das crianças, fazendo-as dormir. O nosso amigo Mercador vai ser essencial para o bom sucesso da demanda da fadinha Mariana.

 

 

oministerioda criaturas fantasticas_olgacardosopin

 

 

Dados da obra

Editora: Cordel d'Prata
Data da publicação: Agosto 2022
Páginas: 68
Idioma: Português
ISBN: 9789899106413
Depósito legal: 496795/22
Género: Infantil
Dimensões: 167 x 200 x 4 mm
Encadernação: capa mole

 

 

ONDE ADQUIRIR

Editora Cordel d'Prata

Wook

Bertrand

Livraria Salta Folhinhas

Livraria Ma Petite Librairie

 

SABER MAIS...

 

MAIS SOBRE A AUTORA / ILUSTRADORA

Facebook

Instagram

Linkedin

Behance

Representação Internacional Jaamzin

 

 

O Ministério das Criaturas Fantásticas nasceu do carinho e do desejo de manter viva a fantasia, a imaginação e a criatividade nas crianças, motivando-as à leitura e ao desenho.
Por cada criança que lê, há uma fada que brilha no mundo da fantasia.

IMG_5885 (2).jpg

"Há um livro no qual o nome de uma criança especial poderá ficar gravado. Esse livro é a ligação ao mundo da fantasia onde será bordado o nome da criança a quem o ofereceres.
Esse livro é este – O Ministério das Criaturas Fantásticas, repleto de magia, aventura e muita fantasia onde a tua criança será feliz."

714ea6e9-0838-4eea-b303-3af36b1e0e44 (2).JPG

O sonho, a fantasia e a magia, são parte do imaginário e fazem tão bem, mesmo a nós adultos, são o outro lado da vida do quotidiano, das tarefas e obrigações, ajudam-nos ao equilíbrio e a relativizar. Quem não gosta de pegar num livro e alhear-se de tudo em volta, entrar na estória, torcer pela personagem que nos cativa?

 

 

10 comentários

Comentar post