Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cor da Escrita

Páginas onde a ilustração e o desenho mancham de cor as letras nascidas em prosa ou em verso!

Páginas onde a ilustração e o desenho mancham de cor as letras nascidas em prosa ou em verso!

Outonando por...

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos

02.11.23, Olga Cardoso Pinto

Em pleno dia de outono agreste, as nuvens ameaçavam cair sobre nós, trazendo um quase dilúvio para a nossa caminhada. Um sol envergonhado até ia espreitando, tentando que o céu se descobrisse de azul... Lá fomos rompendo pela natureza, quase intocável, sempre banhada pela água que faz das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos uma zona muito especial. Declarada zona húmida de importância internacional, abrange várias freguesias do concelho de Ponte de Lima, é uma zona rural onde o verde da natureza e a esmeralda das águas do rio Estorãos se unem à beleza rara e protegida das lagoas.

 

 

A união dos passadiços sobre os terrenos alagados, a vegetação ripícola, o cantar das aves, a vida que pulula nas lagoas, fazem deste lugar um retiro idílico, e até mesmo fantástico, para uma caminhada de outono.
O local é cinematográfico, inspirador para escrever e pintar. Surgem-me na mente cenas fantásticas de criaturas etéreas de mundos irreais, de fábulas onde os animais são senhores e reis...a imaginação até me leva a acreditar que as aves falam de nós enquanto esvoaçam pelos altos ramos dos amieiros, freixos e carvalhos.
As Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos, são área protegida que deve contar com o nosso carinho, interesse e orgulho. Com 350 hectares, alberga em si habitats raros de elevada biodiversidade, fazendo dela um marco nacional para a educação ambiental e preservação da natureza.

 

 

Para todos nós, além da responsabilidade da sua manutenção e existência para que os nossos filhos e netos a possam desfrutar, é um lugar de contemplação e felicidade, longe do bulício citadino, da poluição e canseiras. Está ali pronto para o apreciarmos, sem custos de entrada ou utilização, apenas pede para ser respeitado e amado pela sua beleza e riqueza natural.

Fica o convite para conhecer ou revisitar.

Para saber mais pode consultar o site 

 

 

12 comentários

Comentar post