Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cor da Escrita

Páginas onde a ilustração e o desenho mancham de cor as letras nascidas em prosa ou em verso!

Páginas onde a ilustração e o desenho mancham de cor as letras nascidas em prosa ou em verso!

Outubro em Outono

01.10.21, Olga Cardoso Pinto

outubro em outono.jpg

No caminho atapetado, iluminado pelos tons envelhecidos, restolharam as folhas. Setembro findara, não sem antes preparar a chegada do Outono que chegaria em força em Outubro.
A brisa fria soprou de manso fazendo esvoaçar os longos cabelos fulvos, como um beijo de boas-vindas. Parou olhando em volta, a cada olhar seu cada árvore, arbusto e giesta ganhava o viço do amarelo, do ocre e do laranja, num cambiante de tons ricos e de cheiros refrescados pelo orvalho da matina. Pendentes, parecendo cristais, decoravam os ramos; pequeninas pérolas deste rocio rolavam pelo musgo frio e fofo regando pacientemente as pequeninas ervas que ascendiam.
Lá ao longe, o recortado das serras assemelhava-se a um quadro de sombras, desvanecido quase irreal, pela neblina que se lhes alcandorava. As aves saudaram-no, num canto magistral desconhecido. Pelas vestes do eterno ancião, germinavam retorcidamente pequenas videiras e silvas de onde pendiam reluzentes cachos de uvas douradas, de uvas pretas e bagas silvestres. Estendeu a mão e alimentou as aves que nele se empoleiraram.
Descobriu-se o Sol, incidindo nas pérolas e cristais do orvalho que piscaram tão vivamente, como se fossem pequeninas estrelas cintilando no firmamento. Daí a nada os castanheiros exibiam os ouriços grávidos de gordas castanhas, as nogueiras pendiam os altos ramos oferecendo a riqueza das suas nozes rompendo o denso casaco que as aquecia. Quando ele passou, caminhando lentamente pelo caminho, todo o arvoredo se inclinou, venerando sua majestade que chegara. Sob a sua longa veste espreitaram, encantados pelo cenário que se compunha, duas crianças de diferentes idades, de olhitos curiosos e bocas de espanto. Ele recolheu um pouco o manto e deixou-as espreitar, eram elas o Inverno e a Primavera, esta ainda pequenina mal sabendo andar e, no entanto, trazia na mãozinha papuda uma bola de cristal quente, que continha uma perfusão de cores líquidas em constante movimento, era o Verão em gestação. Depois, cansado pela viagem, acomodou-se entre duas aveleiras deixando-se dormir. As crianças recolheram-se para dentro do encorpado manto, recostando-se naquele corpo imenso, quente, reconfortante. Tudo irradiava sossego, pausa, reflexão.

 

Foto: Peneda-Gerês

 

 

16 comentários

Comentar post