Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cor da Escrita

Páginas onde a ilustração e o desenho mancham de cor as letras nascidas em prosa ou em verso!

Páginas onde a ilustração e o desenho mancham de cor as letras nascidas em prosa ou em verso!

Sobre escrever e ilustrar para a infância

29.09.22, Olga Cardoso Pinto

IMG_5384 (2).jpg

Um livro publicado não significa só o culminar de um sonho, o desfecho de um projeto. Publicar é a porta para se entrar noutra divisão, talvez noutro nível da construção que será a vida de um autor estreante nestas difíceis lides dos livros. Ter um livro infantil publicado é sem dúvida uma alegria imensa, pois é a concretização de um longo trabalho, de escrita, edição, ilustração; porém o outro maior desafio é faze-lo chegar às crianças, pelo menos esta é a minha opinião. Foi para elas que idealizei a estória e cada pormenor das suas ilustrações e será uma imensa felicidade ver este singelo livro folheado e lido por muitas, milhares e milhares de crianças. Tal como anteriormente, aqui no blog, referi: “A magia de escrever um livro para crianças está na felicidade de as ver ler atentamente e a contemplar, com sorrisos nos lábios, a obra que nasceu do meu carinho pela infância e pela fantasia. Desejo, que esta estória, seja um pequeno esboço da centelha que iluminará o espírito de cada criança que lerá livros de fantasia.”
O Ministério das Criaturas Fantásticas é uma estória de fantasia, de aventura, de fadas e seres irreais, mas também é uma estória de superação onde uma criança com as suas limitações, devido a estar confinada numa cadeira de rodas, consegue ultrapassar a sua condição e ter um objetivo de vida, de sonhar e fazer os outros sonhar. Também aborda o altruísmo, a disponibilidade em ajudar, o trabalho em equipa e o carinho pelo que se faz, ingredientes estes para sermos felizes. Esta estória não tem moral, nem esse é o meu objetivo. As estórias para crianças não precisam de ter uma moral, precisam sim de ter personagens cativantes, textos apelativos e aventuras que levem a criança a sonhar e a imaginar, pois estes são os condimentos de uma infância equilibrada. O sonho, a fantasia e a magia, fazem parte do imaginário e fazem tão bem, mesmo a nós adultos, são o outro lado da vida do quotidiano, das tarefas e obrigações, ajudam-nos ao equilíbrio e a relativizar. Quem não gosta de pegar num livro e alhear-se de tudo em volta, entrar na estória e torcer pela personagem que nos cativa?
O Ministério das Criaturas Fantásticas é esta porta que deixo entreaberta para que cada criança que o ler, possa entrar com curiosidade nesta aventura fantasiosa de seres inspirados no nosso folclore e outros tão bem conhecidos. É uma aventura de 63 páginas com muita fantasia, emoção e alegria. Fica o convite para o lerem, oferecerem e recomendarem.
O meu muito obrigada,
Olga

 

p.s.: gostaria muito de conhecer a opinião que quem já leu o livro, podem deixar aqui nos comentários ou na minha página do Facebook, obrigada.

Pode adquirir O Ministério das Criaturas Fantásticas no site da editora Cordel d'Prata  e assim como por magia todo este mundo de seres aparecerá em sua casa.

 

 

10 comentários

Comentar post